Skip to content

Missa do vigésimo segundo domingo depois de Pentecostes

Intróito. Sl. 129, 3 - 4.   Se julgardes, Senhor, os nossos pecados, quem poderá resistir? Mas em Vós está a misericórdia e o perdão, ó Deus de Israel. (Sl Ibid, 1 –2) Do fundo do abismo, clamei por Vós, Senhor. Senhor, escutai a minha voz. V. Glória ao Pai.

 

Coleta – Ó Deus, nosso refúgio e fortaleza, escutai a piedosa oração da vossa Igreja, Vós que sois fonte de toda a piedade; e fazei que realmente alcancemos o que, cheios de fé, Vos suplicamos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
 
Epístola de S. Paulo Apóstolo aos Filipenses 1, 6 - 11. Irmãos: Espero que aquele que começou em vós a boa ora a completará até ao dia de Jesus Cristo.  Como é justo que eu pense assim de todos vós, porque vos tenho no coração, vós todos que, quer nas minhas cadeias quer na defesa e confirmação do Evangelho, sois participantes da minha alegria. Porque Deus é testemunha de como vos amo a todos nas entranhas de Jesus Cristo. E o que eu lhe peço é que a vossa caridade cresça mais e mais em conhecimento e em todo o discernimento, para que possais distinguir o melhor, para que sejais sinceros e irrepreensíveis para o dia de Cristo, cheios de frutos de justiça por Jesus  Cristo, para glória e louvor de Deus.
 
Gradual. - Sl. 132, 1 – 2.  Ó como é bom e consolador para irmãos viver juntos e unidos! V. É como o óleo perfumado que inunda a cabeça de Aarão e lhe desliza até à barba.
 
Aleluia, aleluia. v. Sl. 113, 11. – Os que temem o Senhor esperem nEle, porque Ele é o seu auxílio e proteção. Aleluia.
 
Evangelho segundo S. Mateus 22, 15 - 21. Naquele tempo: Retirando-se os fariseus, consultaram entre si como surpreenderiam Jesus no que dissesse. E enviaram-Lhe seus discípulos juntamente com os herodianos, os quais disseram: Mestre, nós sabemos que és verdadeiro, e que ensinas o caminho de Deus segundo a verdade, sem atender a ninguém, porque não fazes acepção de pessoas. Dize-nos, pois, o teu parecer: É lícito dar o tributo a César ou não? Porém Jesus, conhecendo a sua malícia, disse: Porque Me tentais, hipócritas? Mostrai-Me a moeda do tributo. E eles Lhe apresentaram um dinheiro. E Jesus disse-lhes: De quem é esta imagem e inscrição? Eles responderam: De César. Então disse-lhes: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.
Ofertório. Esth. 14, 12 e 13. Lembrai-Vos de mim, Senhor, Vós que estais acima de todo o poder. E dai à minha boca uma palavra justa para que agrade na presença do príncipe.
 
Secreta – Dai, ó Deus de misericórdia, que este sacrifício salutar nos alivie continuamente dos nossos crimes e nos defenda de todos os inimigos. Por Nosso Senhor..
 
Prefácio da Santíssima Trindade
 
Comunhão.  Sl. 16, 6. – Clamei por Vós, ó Deus, porque me ouvistes. Inclinai o ouvido e ouvi as minhas palavras.
 
Depois da comunhão. –  Havendo recebido, Senhor, estes sagrados mistérios, humildemente Vos suplicamos que sirva de auxílio à nossa fraqueza o que nos mandastes celebrar em Vossa memória. Vós que viveis e renais.

 

AdaptiveThemes