Skip to content

Missa do décimo quarto domingo depois de Pentecostes

Intróito. Sl 83, 10-11 - Ó Deus, que sois o nosso protetor, olhai a face do vosso Cristo. Porque vale por mil um dia passado nos átrios da vossa casa. Sl.(ibid, 2-3)v. Glória ao Pai. Como são amáveis os vossos tabernáculos, Senhor dos exércitos. A minha alma arde e desfalece pelos átrios do Senhor.

 

Coleta - Dignai-Vos, Senhor, conservar misericordiosamente a vossa Igreja, e porque, sem Vós, a humana fraqueza desfalece, defendei-a com a vossa graça de todos os males e conduzi-a nos caminhos da salvação. Por Nosso Senhor.
 
Epístola de S. Paulo Apóstolo aos Gálatas. 5,16-24. Irmãos: Andai segundo o Espírito de Deus), e não satisfareis os desejos da carne. Porque a carne tem desejos contrários ao espírito, e o espírito desejos contrários à carne; porque estas coisas (a carne e o espírito) são contrárias entre si, para que não façais tudo aquilo que quereis. Se vós, porém, sois guiados pelo espírito, não estais debaixo da lei. Ora as obras da carne são manifestas; são a impureza, a desonestidade, a luxúria, a idolatria, os malefícios, as inimizades, as contendas, as rivalidades, as iras, as rixas, as discórdias, as seitas, as invejas, os homicídios, a embriaguez, as glutonarias, e outras coisas semelhantes, sobre as quais vos previno, como já vos disse, que os que fazem tais coisas não possuirão o reino de Deus. Ao contrário, o fruto do Espírito é a caridade, o gozo, a paz, a paciência, a benignidade, a bondade, a longanimidade, a mansidão, a fidelidade, a modéstia, a continência, a castidade. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo, crucificaram a sua própria carne com os vícios e concupiscências.
 
Gradual. - Sl. 117, 8-9.- É melhor confiar no Senhor que nos homens. v. É melhor esperar no Senhor que nos príncipes da terra.
 
Aleluia, aleluia. v. Sl.94, 1. Vinde e louvemos o Senhor, cantemos com alegria diante de Deus, nosso redentor. Aleluia.
 
Seqüência do S. Evangelho segundo S. Mateus. Naquele tempo: Disse Jesus a seus discípulos: Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou há de afeiçoar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e à riqueza. Portanto vos digo: Não andeis (demasiadamente) inquietos, nem com o que (vos é preciso) para alimentar a vossa vida, nem com o que (vos é preciso) para vestir o vosso corpo. Porventura não vale mais a alma que o alimento, e o corpo mais que o vestido? Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem fazem provisão nos celeiros, e contudo vosso Pai celeste as sustenta. Porventura não sois vós muito mais do que elas? E qual de vós, por muito que pense, pode acrescentar um côvado à sua estatura? E porque vos inquietais com o vestido? Considerai como crescem os lírios do campo; eles não trabalham nem fiam. E digo-vos todavia que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu jamais como um deles. Se pois Deus veste assim uma erva do campo, que hoje existe,  e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé! Não vos aflijais pois, dizendo: Que comeremos, ou que vestiremos? Porque os gentios é que procuram (com excessivo cuidado) todas estas coisas. Vosso Pai sabe que tendes necessidade de todas elas. Buscai pois, em primeiro lugar, o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo.
 
Ofertório. Sl. 33, 8-9. – O Senhor mandará um Anjo para velar por aqueles que O temem e para os arrancar do perigo. Provai e vede como o Senhor é bom.
 
Secreta – Fazei, Senhor, que esta vítima salutar nos lave de todos os pecados e nos concilie a vossa proteção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
 
Prefácio da Santíssima Trindade
 
Comunhão. Mat. 6, 33. – Procurai primeiro o reino de Deus e tudo o mais vos será dado por acréscimo, diz o Senhor.
 
Depois da comunhão. – Que os vossos sacramentos nos purifiquem e fortaleçam sem cessar e nos alcancem a eterna salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
 
Leia a meditação do Pe. Emmanuel-André para esta Missa

 

AdaptiveThemes