Skip to content

Category: José Pedro Galvão de SouzaConteúdo sindicalizado

José Pedro Galvão de Souza (São Paulo 6/1/1912 - 31/5/1992), foi professor de direito e filosofia política. Fundou a revista monarquista "Reconquista"; foi co-diretor da revista "Scientia Iuridica" e, principalmente, da corajosa "A Hora Presente".

Verdade e impostura do Colonialismo

Os fenícios foram os maiores navegadores e comerciantes da antiguidade. Percorrendo todo o Mediterrâneo, estabeleceram importantes entrepostos na península ibérica, fornecendo apreciável contingente para a mescla de raças que sempre caracterizou a formação das populações aí radicadas. Apertados, num exíguo território, entre o mar e as montanhas, atenderam ao apelo das águas serenas e límpidas que banhavam as costas asiáticas, européias e africanas, retirando-as da agitação já então constante na Ásia Menor e abrindo-lhes amplíssimas perspectivas no comércio internacional.

O sentido do mundo hispânico

Conferência proferida no Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, sob o patrocínio do mesmo Instituto e da Casa de Cervantes, a 28 de abril de 1960. O autor era o editor da antiga e excelente revista Hora Presente.

AdaptiveThemes