Skip to content

Exaltação da Santa Cruz

 14 de Setembro


MISSA
 
Intróito.Gal.6, 14.
Nós, porém, devemo-nos gloriar na Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, de Quem nos vem a salvação, a vida e a ressurreição; por Quem fomos salvos e livres. (Sl. 66,2) Que o Senhor tenha compaixão de nós e nos abençoe. Que nos ilumine com a Sua face e se compadeça de nós. V. Glória ao Pai.
 
Coleta. – Ö Deus, que hoje nos alegrais com a anual solenidade da Santa Cruz, fazei que, venerando na Terra o seu mistério, mereçamos alcançar no Céu o prêmio da redenção que nela se operou. Pelo mesmo Nosso Senhor Jesus Cristo.
 
Epístola de São Paulo Apóstolo aos Filipenses. (2, 5-11). Irmãos: Animai-vos dos sentimentos de Jesus Cristo, o qual, existindo na forma de Deus, não julgou que fosse uma rapina o ser igual a Deus; mas aniquilou-se a Si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens, e sendo reconhecido por condição como homem. Humilhou-se a Si mesmo, feito obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso também Deus O exaltou, e Lhe deu um nome que está acima de todo o nome (de joelhos) para que, ao nome de Jesus, se dobre todo o joelho, no Céu, na Terra e no inferno, e toda a língua  confesse que o Senhor Jesus Cristo está na glória de Deus Pai.
 
Gradual. – Filipenses 2, 8-9. Cristo fez-se obediente por nós até à morte e morte de cruz. V. E foi por isso que Deus O exaltou e Lhe deu um nome acima de todo o nome.
 
Aleluia, aleluia. V. Ó bendito lenho e benditos cravos que tão suave peso sustentastes, só vós fostes dignos de sustentar o Rei e Senhor dos Céus. Aleluia.
Evangelho segundo S. João. (12, 31-36). Naquele tempo: Disse Jesus às turbas dos Judeus: Agora é o juízo deste mundo; agora será lançado fora o príncipe deste mundo. E eu, quando for levantado da terra, atrairei tudo a mim. E dizia isto para designar de que morte havia de morrer. Respondeu-Lhe a multidão: Nós aprendemos da lei que o Cristo permanece eternamente; e como dizes Tu que o Filho do Homem deve ser levantado? Quem é este Filho do Homem? Respondeu-lhes então Jesus: Ainda por um pouco de tempo está a luz convosco. Andai enquanto tendes luz, para que vos não surpreendam as trevas; quem caminha nas trevas não sabe para onde vai. Enquanto tendes luz, crede na luz para que sejais filhos da luz.
Ofertório. Protegei, Senhor, o vosso povo com o sinal da Santa Cruz e defendei-o das ciladas do inimigo, a fim de que Vos seja grato o nosso ministério e aceite o nosso sacrifício. Aleluia.
Secreta – Devendo alimentar-nos com o corpo e sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, que santificou o estandarte da Cruz, nós Vos suplicamos, Senhor e nosso Deus, que, havendo merecido adorá-la na Terra, alcancemos no Céu os frutos da sua redenção. Pelo mesmo Nosso Senhor.
Prefácio da Santa Cruz
Comunhão. Pelo sinal da Cruz defendei-nos de todos os inimigos,Senhor.
Depois da comunhão. – Sede conosco, Senhor e nosso Deus, e defendei-nos com o auxílio da Santa Cruz, à qual com alegria vimos tributar as honras que merece. Por N. S. 
AdaptiveThemes