Skip to content

Oitava da Páscoa

 Domingo in albis

 Estação em S. Pancrácio
1a. Classe. Paramentos brancos
 
MISSA
 
Intróito. S. Pedro 1a. 2, 2. Como crianças recém-nascidas, aleluia, mas já com uso da razão, desejai sinceramente o leite espiritual, aleluia, aleluia, aleluia. Sl. Exultai de alegria e louvai o nosso Deus e Salvador, cantai um cântico de júbilo ao Deus de Jacó. V. Glória ao Pai.
 
Coleta – Fazei, Senhor onipotente, que, tendo já celebrado as festas da Páscoa, as continuaremos por vossa graça em nossa vida e costumes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
 
Leitura da Epístola de S. João Apóstolo (1, 5, 4 - 10). Amados irmãos: Tudo o que nasceu de Deus, vence o mundo; e a vitória que vence o mundo é a nossa fé (viva). Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus (e procede segundo esta fé)? Este Jesus Cristo é aquele que veio (lavar os nossos pecados) com água e com sangue; não com água somente, mas com água e com sangue. E o Espírito é o que dá testemunho de que Cristo é a verdade. Porque são três os que dão testemunho no céu: o Pai o Verbo, e o Espírito Santo; e estes três são uma só coisa. E são três os que dão testemunho na terra: o espírito (que rendeu sobre a cruz), a água e o sangue (que derramou); e estes três são (para confirmar) uma mesma coisa. Se admitimos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior; ora este testemunho de Deus, que é maior, é o que Ele deu de seu Filho. O que crê no Filho de Deus, tem em si o testemunho de Deus.
 
Aleluia, aleluia. (Mat. 28, 7)V. No dia da minha ressurreição, diz o Senhor, preceder-vos-ei na Galiléia, aleluia. V.Oito dias depois, estando fechadas as portas, o Senhor apareceu no meio dos discípulos e disse-lhes: a paz seja convosco, aleluia.
 
Evangelho segundo S. João (20, 19 – 31). Naquele tempo, chegada a tarde daquele dia, que era o primeiro da semana, e estando fechadas as portas da casa onde os discípulos se achavam juntos, com medo dos Judeus, veio Jesus, e pôs-se no meio deles, e disse-lhes: a paz seja convosco. E, dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Alegraram-se, pois, os discípulos ao ver o Senhor. E Ele disse-lhes novamente: a paz seja convosco. Assim como o Pai me enviou, também Eu vos envio a vós. Tendo dito estas palavras, soprou sobre eles, e disse-lhes: recebei o Espírito Santo. Aqueles a quem perdoardes ser-lhes-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos. Porém, Tomé, um dos doze, que se chama Dídimo, não estava com eles, quando veio Jesus. Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: nós vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: se não vir nas suas mãos a abertura dos cravos, e não meter o meu dedo no lugar dos cravos, e não meter a minha mão no seu lado, não creio. E, oito dias depois, estavam os seus discípulos outra vez em casa e Tomé com eles. Veio Jesus, estando as portas fechadas, e pôs-se no meio, e disse: a paz seja convosco. Depois disse a Tomé: mete aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; aproxima também a tua mão, e mete-a no meu lado; e não sejas incrédulo mas fiel. Respondeu Tomé, e disse-lhe: Senhor meu e Deus meu. Disse-lhe Jesus: Tu creste, Tomé, porque me viste; bem-aventurados os que não viram e creram. Outros muitos prodígios fez ainda Jesus na presença de seus discípulos, que não foram escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos a fim de que vós creiais que Jesus é o Cristo, Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida (eterna) em (virtude de) seu nome.
Ofertório. Mat. 28, 2, 5 et 6. – Um Anjo do Senhor desceu do céu e disse às mulheres: Aquele a quem buscais ressuscitou como disse, aleluia.
Secreta – Aceitai, Senhor, os dons da vossa Igreja, que anda exultante de júbilo, e pois que lhe destes tantos motivos para isso, não lhe negueis os frutos da alegria perpétua. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Prefácio Pascal
É verdadeiro digno e justo, necessário e salutar que Vos louvemos, Senhor, em todo o tempo, mas de modo particular neste dia, em que foi imolado Jesus Cristo, nossa Páscoa. É Ele, com efeito, o verdadeiro Cordeiro, que tirou os pecados do mundo, que morrendo destruiu a nossa morte e com sua ressurreição nos restituiu a vida. Por isso, em união com os Anjos e Arcanjos, com os Tronos e Dominações, com toda a milícia do exército celeste, cantamos um hino à vossa glória, repetindo sem fim: Santo, etc.
Comunhão. Jo 20, 27. Põe aqui a mão e reconhece o lugar dos cravos, aleluia, e não sejas mais incrédulo, mas fiel, aleluia, aleluia.
Depois da comunhão. – Nós Vos suplicamos, Senhor e nosso Deus, que estes sagrados mistérios que instituístes em penhor da nossa redenção nos sirvam de remédio nesta vida e de garantia da outra. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
AdaptiveThemes