Blog de Dom Lourenço
Iniciamos o mês de setembro com a chegada de duas novidades:
Revista Permanência 275 e Martirológio Romano.
1) Revista Permanência 275
Nossa Revista propõe aos leitores vários artigos de análise da situação da Igreja. A crise que nos angustia há tantas décadas vai sufocando a alma católica e nos conduzindo a um impasse terrível. Tem-se a impressão de que em breve não haverá mais nada de humano a ser feito, senão abandonarmos nossas vidas e nossa fé nas mãos de Nosso Senhor, chorar nossos pecados e aguardar a intervenção de Jesus Cristo no governos de sua Igreja.
Seria o fim? Não podemos pensar assim. Ao contrário, temos a força sobrenatural da virtude da Esperança que vem em socorro da nossa fé e nos prepara no combate.
Como exemplo da decadência, analisamos o pontificado do papa Francisco, continuamos a tratar do tema das canonizações, dessa vez apresentando a verdadeira face da madre Tereza de Calcutá, e analisamos a visão de Gustavo Corção sobre a existência da "Outra", esse igreja inventada por Vaticano II que tenta esmagar a verdadeira Igreja Católica.
Outros artigos importantes seguem, principalmente o belo texto do Pe. José Maria Mestre, já nosso conhecido, dessa vez falando sobre os meios de santificação. Assinalamos também um artigo muito antigo do famoso Câmara Cascudo, contando
como nosso grande e santo bispo, Dom Vital, foi defendido na Câmara dos Deputados, quando estava preso nas masmorras do Rio de Janeiro.
R$ 25,00
2) MARTIROLÓGIO ROMANO
O Martirológio é um livro litúrgico usado pela Igreja para anunciar as festas dos santos na véspera do seu dia. Sua leitura diária é feita no final do Ofício de Prima ou na leitura do Refeitório, comum às casas religiosas. Os que não são religiosos podem usá-lo em sua oração da manhã ou da noite, como preparação para o dia seguinte. Como o Concílio Vaticano II modificou em muitos pontos o calendário das festas litúrgicas, trazendo certa confusão nas almas, tornou-se urgente a publicação do calendário tradicional, mantido por todos os padres fiéis à Tradição. Nossa edição traduzida para o português é precedida de uma explicação sobre as principais noções e conceitos que entram na elaboração do Ano Litúrgico, tais como o número de ouro, a epacta, a letra do Martirológio e outros. 462 páginas. Indices diversos.
R$ 70,00
A perseguição aos católicos nos países muçulmanos continua dramática e cruel. Vejam o que foi difundido nas agências de notícias:
A situação dos cristãos no Iraque está ficando cada vez mais dramática. Neste final de semana a Mitra Diocesana de Mosul foi incendiada e o Mosteiro de Mar Behnam, que fica a dez minutos da cidade de Qaraqosh, foi tomado pelos fundamentalistas do Estado Islâmico do Iraque e Levante (ISIL), que na semana passada obrigaram os fiéis a fugirem de Mosul depois de marcar as suas casas com a frase “imóvel de propriedade do ISIL”.
Em toda a história da humanidade, Deus castigou os povos que se afastaram da sua santa Lei. Como o mundo todo, hoje, incluindo o próprio Vaticano, já não quer o domínio de Deus sobre os homens, é de se esperar castigos salutares, para a nossa salvação.
Nas regiões islâmicas, a cruz vem pela morte e por crueldades variadas; entre nós, somos duramente perseguidos por leis iníquas que nos constrangem e impedem a prática do bem e a difusão da verdade.
Que Nossa Senhora de Fátima nos proteja da calamidade. Venha a nós o Vosso Reino!
A Fraternidade São Pio X publicou neste dia 27 de junho uma Declaração doutrinária de repúdio aos erros do Concílio Vaticano II. Esta declaração tem por motivo os 25 anos das Sagrações episcopais, realizadas em 30 de junho de 1988, em Ecône, Suiça. O texto, assinado pelos três bispos da Fraternidade, analisa um a um os principais erros, tais como o falso Magistério, a liberdade religiosa, o ecumenismo, a nova missa e a nova liturgia etc.
Damos aqui o link para o site da Fraternidade S. Pio X no Brasil, onde encontrarão a tradução brasileira da Declaração.
http://www.fsspx.com.br/exe2/declaracao-por-ocasiao-do-25o-aniversario-das-sagracoes-episcopais-30-de-junho-de-1988-27-de-junho-de-2013/
E a Revista Permanência de Julho, quando sai?
Nossos leitores querem saber o que aconteceu. E com razão. Depois de dois números terem sido publicados no dia 20 do mês anterior ao lançamento, este número de julho-agosto-setembro está atrasado! Devia ter saído no dia 20 de junho.
Aos nossos impacientes leitores devemos algumas explicações. Aconteceram, de fato, alguns pequenos atrasos que, somados, causaram o grande atraso de mais de dez dias. Primeiro foram algumas imagens que não serviram, o que nos obrigou a procurar outras; em seguida a prova editorial não foi entregue pela gráfica na data certa.
Enquanto a Revista não chega (está prometida pela gráfica para esses próximos dias), trazemos para nossos leitores um rápido Sumário.
O Editorial relembra os princípios estabelecidos por Gustavo Corção no combate contra a crise da Igreja, no juízo sobrenatural que devemos ter diante dessa Outra igreja pós conciliar.
Em seguida, mantendo a linha de artigos sobre grandes perseguições na história da Igreja, trazemos um histórico sobre a Guerra da Vendéia, que foi uma reação católica contra a Revolução Francesa.
A espiritualidade é representada por mais um belo artigo de Garrigou-Lagrange, desta vez sobre a Caridade e as bemaventuranças. O Padre Mestre continua suas explicações sobre o Sermão da Ceia, e de Gustavo Corção publicamos um trecho da conferência pronunciada em Belo Horizonte, nos anos 1950, sobre a simbologia sacramental.
Publicamos também um belo texto, outrora atribuído a Santo Tomás de Aquino, sobre os Costumes Divinos.
Nosso Redator-chefe, Alexandre Bastos, nos presenteia com um artigo sobre a crise do ensino do latim.
Finalmente, no que toca a arte, além de outro artigo do nosso saudoso amigo Antônio Hernandez, o Padre Gustavo Camargo, da Fraternidade São Pio X, nos conta a história da Polifonia Sacra.
Mais poucos dias e a Revista Permanência do Tempo de Pentecostes estará "nas bancas". Não perca!
Depois do grande sucesso do número de relançamento (264)
está chegando o número da Quaresma (265)
São 180 páginas. Elas vem recheadas de muitos artigos importantes, seguindo as pegadas deixadas pela irmã mais velha.
Como nossos leitores já sabem, dividimos os quatro números anuais por quatro tempos litúrgicos. Após o número de Natal, que trazia o selo azul, lançamos agora o número da Quaresma, com o selo roxo, mas que na verdade abrange também a Páscoa, visto corresponder aos meses de abril-maio-junho.
Continuando a denúncia das perseguições contra os católicos, apresentamos agora um artigo do americano Robert Spencer sobre a atual perseguição religiosa no mundo islâmico. O sangue católico continua a regar o solo da terra.
Em meu artigo Por que a Rússia? procuro, a partir da impressionante história da Rússia católica, novas razões para a escolha de Nossa Senhora em consagrar a Rússia ao seu Imaculado Coração, .
Garrigou-Lagrange é novamente nosso convidado para uma aula de teologia, em O Dever da Reparação. Aliás, a rubrica Espiritualidade é a mais rica desse número, tendo ainda a primeira parte do trabalho do Pe. José Maria Mestre, do Seminário da Fraternidade S. Pio X na Argentina, sobre o Sermão da Última Ceia. São Leonardo de Porto Maurício nos apresenta uma profunda meditação para a Via Sacra. Santo Tomás de Aquino continua seus comentários sobre os salmos, dessa vez com o impressionante Salmo 2, que fala sobre as nações que abandonam a Nosso Senhor.
Damos as boas vindas ao Pe. Luiz Cláudio Camargo, Prior da Fraternidade São Pio X em Santa Maria, RS, ele que é uma vocação sacerdotal saída da nossa Permanência. O seu artigo Media Vita dá o tom da espiritualidade de penitência do tempo quaresmal.
Não podemos deixar de assinalar o artigo Lições de Abismo, de Gustavo Corção, onde o nosso fundador analisa de modo apaixonado e lírico as forças interiores que o levaram a escrever seu premiado romance. Trata-se de uma página maior da literatura brasileira que oferecemos aos nossos leitores.
Outra prata da casa aparece na reedição do artigo de Antônio Hernandez, que nos honrou com sua amizade e com seus altos conhecimentos de música, até sua morte em 1997. Ainda falaremos mais desse extraordinário crítico musical.
E nosso número fecha com duas recensões: A Ilusão Liberal, do grande Louis Veuillot, editado pela própria Permanência, e Sete Mentiras sobre a Igreja Católica, de Diane Moczar, que marca o lançamento de uma nova editora católica no Brasil: a Editorial Castela, fundada pelo nosso colaborador Gabriel Galeffi Barreiro.
Eis-nos reunidos novamente. Temos diante de nós três meses de ricas leituras, isso sem contar a surpresa que estamos preparando, um livro extraordinário, requintado e saboroso que devemos lançar dentro de algumas semanas.
Boa leitura para todos.
INSCREVA-SE
DE 16 A 21 DE FEVEREIRO
PARA HOMENS - PETRÓPOLIS RJ
Clique aqui para preencher a ficha já no e-mail de inscrição
e receba outras instruções detalhadas por e-mail
Valor: 250,00 (50,00 reais por dia com tudo pago! bem barato)
Transporte: por conta do exercitante (será enviado endereco e modo de chegar)
INÍCIO: QUINTA -FEIRA DIA 16 20:00 (podem chegar a partir das 18:00 ENCERRAMENTO: TERÇA-FEIRA DIA 21 APOS O ALMOÇO
Levar: Lençois, fronha, toalha, papel e caneta, missal. Um casaco também
NAO LEVAR: celular, mp3, laptop, livros para leituras, ou outras "distrações".
Outras instruções serão passadas após a inscrição.
Cinco dias para refazer as forças e recuperar o tempo perdido no caminho do Céu
APROVEITAMOS PARA DESEJAR A TODOS OS NOSSOS
LEITORES E AMIGOS
FELIZ E SANTO NATAL
QUE A GRAÇA DE DEUS ESTEJA PRESENTE EM TODOS OS
MOMENTOS DE 2012
FESTA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
1991 - 2011
20 anos da Capela N. Sra da Conceição
Ao longo desses 20 anos, tantas foram as graças recebidas das mãos de Nossa Senhora, que precisaremos escrever novamente o Histórico que abria o nosso antigo site Capela.
O maior milagre são tantas e tantas almas que se recolhem todos os domingos em torno do nosso Altar. Tantas crianças que vão aprendendo os rudimentos da Fé em nosso Catecismo. Este Altar, por sua vez, há 10 anos atrás, foi consagrado por Dom Alfonso de Galarreta, bispo da Fraternidade São Pio X, protetor e benfeitor da nossa Capela. No último dia 20 de novembro, Dom Galarreta administrou 41 crismas na Capela. E as vocações continuam ingressando no Seminário da Argentina ou nas ordens religiosas.
Por causa de toda essa história, hoje agradecemos a Nossa Mãe do Céu, a Virgem Imaculada Maria, e estaremos reunidos para a Santa Missa às 19:00 e para o tradicional lanche de confraternização. Neste sábado, abriremos nosso salão para o Bazar de Natal, e no domingo faremos, após a Santa Missa, a Procissão de Nossa Senhora da Conceição.
Dom Lourenço Fleichman OSB