Skip to content

Category: Informações sobre site e capelaConteúdo sindicalizado

Suma Teológica está no ar

Setembro 30, 2014 escrito por admin

 CONCLUÍMOS A PUBLICAÇÃO DA
 

SUMA TEOLÓGICA

    

Nossos agradecimentos aos envolvidos neste projeto de redigitar o Magnum Opus do Pensamento Católico. Santo Tomás de Aquino, Rogai por nós!

Revista Permanência nº 265

Março 14, 2012 escrito por Dom Lourenço

Depois do grande sucesso do número de relançamento (264)
está chegando o número da Quaresma (265)

 

São 180 páginas. Elas vem recheadas de muitos artigos importantes, seguindo as pegadas deixadas pela irmã mais velha.

Como nossos leitores já sabem, dividimos os quatro números anuais por quatro tempos litúrgicos. Após o número de Natal, que trazia o selo azul, lançamos agora o número da Quaresma, com o selo roxo, mas que na verdade abrange também a Páscoa, visto corresponder aos meses de abril-maio-junho.

Continuando a denúncia das perseguições contra os católicos, apresentamos agora um artigo do americano Robert Spencer sobre a atual perseguição religiosa no mundo islâmico. O sangue católico continua a regar o solo da terra.

Em meu artigo Por que a Rússia? procuro, a partir da impressionante história da Rússia católica, novas razões para a escolha de Nossa Senhora em consagrar a Rússia ao seu Imaculado Coração, .

Garrigou-Lagrange é novamente nosso convidado para uma aula de teologia, em O Dever da Reparação. Aliás, a rubrica Espiritualidade é a mais rica desse número, tendo ainda a primeira parte do trabalho do Pe. José Maria Mestre, do Seminário da Fraternidade S. Pio X na Argentina, sobre o Sermão da Última Ceia. São Leonardo de Porto Maurício nos apresenta uma profunda meditação para a Via Sacra. Santo Tomás de Aquino continua seus comentários sobre os salmos, dessa vez com o impressionante Salmo 2, que fala sobre as nações que abandonam a Nosso Senhor.

Damos as boas vindas ao Pe. Luiz Cláudio Camargo, Prior da Fraternidade São Pio X em Santa Maria, RS, ele que é uma vocação sacerdotal saída da nossa Permanência. O seu artigo Media Vita dá o tom da espiritualidade de penitência do tempo quaresmal.

Não podemos deixar de assinalar o artigo Lições de Abismo, de Gustavo Corção, onde o nosso fundador analisa de modo apaixonado e lírico as forças interiores que o levaram a escrever seu premiado romance. Trata-se de uma página maior da literatura brasileira que oferecemos aos nossos leitores.

Outra prata da casa aparece na reedição do artigo de Antônio Hernandez, que nos honrou com sua amizade e com seus altos conhecimentos de música, até sua morte em 1997. Ainda falaremos mais desse extraordinário crítico musical.

E nosso número fecha com duas recensões: A Ilusão Liberal, do grande Louis Veuillot, editado pela própria Permanência, e Sete Mentiras sobre a Igreja Católica, de Diane Moczar, que marca o lançamento de uma nova editora católica no Brasil: a Editorial Castela, fundada pelo nosso colaborador Gabriel Galeffi Barreiro.

Eis-nos reunidos novamente. Temos diante de nós três meses de ricas leituras, isso sem contar a surpresa que estamos preparando, um livro extraordinário, requintado e saboroso que devemos lançar dentro de algumas semanas.

Boa leitura para todos.

CAPELA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

Dezembro 8, 2011 escrito por Dom Lourenço

FESTA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

1991 - 2011

20 anos da Capela N. Sra da Conceição

Ao longo desses 20 anos, tantas foram as graças recebidas das mãos de Nossa Senhora, que precisaremos escrever novamente o Histórico que abria o nosso antigo site Capela.

O maior milagre são tantas e tantas almas que se recolhem todos os domingos em torno do nosso Altar. Tantas crianças que vão aprendendo os rudimentos da Fé em nosso Catecismo. Este Altar, por sua vez, há 10 anos atrás, foi consagrado por Dom Alfonso de Galarreta, bispo da Fraternidade São Pio X, protetor e benfeitor da nossa Capela. No último dia 20 de novembro, Dom Galarreta administrou 41 crismas na Capela. E as vocações continuam ingressando no Seminário da Argentina ou nas ordens religiosas.

Por causa de toda essa história, hoje agradecemos a Nossa Mãe do Céu, a Virgem Imaculada Maria, e estaremos reunidos para a Santa Missa às 19:00 e para o tradicional lanche de confraternização. Neste sábado, abriremos nosso salão para o Bazar de Natal, e no domingo faremos, após a Santa Missa, a Procissão de Nossa Senhora da Conceição.

Dom Lourenço Fleichman OSB

 

Novo livro on line

Junho 24, 2011 escrito por admin

DICIONÁRIO

DE CITAÇÕES DE

GUSTAVO CORÇÃO

 

 

Pensamentos do escritor sobre diversos
assuntos, eventos e personalidades.

 livro on line <clique na figura>

Novo livro digital

Julho 18, 2010 escrito por admin

NOVO LIVRO ON-LINE:

 

A BARBARIA DE BERLIM

DE G.K. CHESTERTON

TRADUZIDO POR GUSTAVO CORÇÃO

Estamos de volta!

Maio 4, 2010 escrito por Dom Lourenço

Ao entregar-me o texto do Padre Emmanuel sobre a necessidade da oração, disse-me o Alexandre Bastos, colaborador incansável da nossa Porteira: - Estamos de volta!. Completo, eu: - De volta em grande estilo. Isso porque reabrir as nossas atualizações com o Pe. Emmanuel é sinal de profundidade, de alta espiritualidade. Nossos leitores o conhecem, sem dúvida. Mas é sempre bom reler o restaurador dos Beneditinos Olivetanos na França. O Pe. Emmanuel, recém ordenado, fora enviado a um pequeno vilarejo no centro da França, Le Mesnil de St Loup. A prática religiosa nos meados do século 19 esvaziara-se, por efeitos da Revolução. Porém, em poucos anos sua paróquia tornaria-se um centro de vida espiritual, sobretudo pela recitação da oração perpétua por ele instituída: Nossa Senhora da Santa Esperança, Convertei-nos. Boa leitura para todos.

LANÇAMENTO DO NOVO SITE PERMANENCIA

Abril 21, 2010 escrito por Dom Lourenço

A partir de agora nossos leitores poderão desfrutar das vantagens da organização temática própria aos editores modernos, fazendo pesquisas diretas tanto sobre os temas quanto sobre autores. Por outro lado, não perdemos as distinções já existentes entre diversos sites ou seções, no que forma a nossa Porteira, onde nossos leitores tem acesso a este sertão virtual, essa tradição enraizada na Família, na Pátria e na Santa Igreja Católica. Continuamos, portanto dividindo nosso conteúdo da seguinte forma:

AdaptiveThemes