Skip to content

B

 

BOM SENSO 
"O bom-senso não é apenas um prêmio da moderação e do bom comportamento: é um troféu violentamente arrebatado".
("Uma restrição", in Três Alqueires e uma Vaca)
 
BRASIL
"Parado diante de mim, em vacilante equilíbrio, o homem conseguiu exclamar: -- O nosso grande Brasil... está... está todo estrombicado!
"Era um bêbado. Velho, gordo, rubro, de lacrimejantes olhos azuis, parecia um vovô de estampa que em dia de festa se houvesse excedido, se não fosse o desalinho e a sujeira da roupa, que denunciava de longe o inveterado. Estava bêbado, mas tinha razão embora eu não saiba precisamente o que quer dizer estrombicado. Pela idéia que o termo me sugere achei que o homem estava muito próximo da verdade, e dei-lhe a entender, com um aceno cordial, que tinha  em mim um adepto de sua filosofia."
(Nosso grande Brasil..., Diário de Notícias)
 
BURRICE
"Os católicos, em todas as épocas foram sujeitos aos pecados de todos os matizes, mas nunca pecaram, como hoje, de um modo tão humilhantemente burro. Tudo isto porque abriram portas e janelas quando deviam fechá-las: isto é, quando era evidente que o melhor serviço que a Igreja podia prestar a um mundo enlouquecido era a defesa de sua virgindade. Apregoaram admiração e até agradecimentos, SINCEROS AGRADECIMENTOS, quando deviam clamar sem cessar que o homem é homem, e Deus é Deus. Todas as baixezas e tolices foram praticadas em nome de ecumenismos, diálogos e outros apelidos da prostituição. Levaram a fúria de AGRADAR AO MUNDO até a infinita soberba de DESPREZAR A DEUS.
 
Até quando Deus manteria o sombrio mistério de sua permissão? E nós? Que devemos fazer para opor àquela onde de AGRADO DO MUNDO uma onda de AGRADO DE DEUS que Ele espera de nós para suspender a terrível permissão"
("Cosmolatria"-- editorial de Abril/Maio de 74 da Revista Permanência)

 

AdaptiveThemes