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1. Que é a oração?

 

Tomamos emprestado para nosso catecismo sobre a Oração, o texto do Pe. Emmanuel-André, tirado do seu Catecismo da Família. Poucas vezes encontraremos explicações, nos catecismos mais conhecidos, que saibam unir a simplicidade com a profundidade, como aqui. Chega a ser surpreendente certos temas abordados pelo Pe. Emmanuel, como o desejo e o modo como procuramos satisfaze-los. Esperamos que esta bela doutrina sirva para aumentar nosso gosto em rezar e nosso amor por Nosso Senhor.
 
A  ORAÇÃO
 
Introdução
 
1. A Nossa indigência
 
Qual é o estado do homem na terra?
Somos indigentes, Pauperes facti sumus nimis (Sl 78): temos necessidade de tudo, tanto para nossa alma quanto para nosso corpo; nossa indigência é extrema.
 
Onde se vê a prova dessa pobreza?
Vemos no que todos sofrem e no que se queixam. A maior parte dos homens não conhece sua própria indigência, nem os remédios que deveriam procurar.
 
E quais são eles?
Infelizes que somos, gemia santo Agostinho, amamos nossa própria indigência, e além de amá-la, dela nos vangloriamos.
 
Será possível?
Sim, pelo menos por instantes, ou por algum tempo; pois nossa alma tem fome e sede de felicidade, e mesmo que queira fechar os olhos para essa necessidade, ela subsiste.
 
2. Nossos desejos
 
Nós desejamos?
Sim, nossa alma está cheia de desejos. Criada por Deus, só encontrará deleite e repouso naquele que é seu princípio e seu fim.
 
Quais são nossos desejos mais intensos?
Alguns são da alma, outros do corpo.
 
Quais são os deleites da alma?
A alma quer ver, saber, amar, gozar e ser feliz.
 
E os do corpo?
O corpo quer seu pão de cada dia e a cura de seus males.
 
Esses desejos são bons?
Sim, se são ordenados segundo a vontade de Deus.
 
E podem tornar-se maus?
Facilmente tornam-se maus por causa das inclinações viciosas que temos devido ao pecado original.
 
3. A satisfação de nossos desejos
 
Somos levados a procurar a satisfação de nossos desejos?
Sim, invencivelmente: não encontrando em nós o que nos falta, vamos procurar fora.
 
E onde vamos procurar?
Por toda parte: no alto, ao nosso redor ou abaixo de nós.
 
O que acontece quando procuramos abaixo de nós?
Longe de encontrarmos nosso bem, agravamos nosso mal e aumentamos nossa indigência.
 
E quando procuramos ao nosso redor?
Encontramos criaturas tão pobres quanto nós, incapazes de nos dar o que não têm, e que têm necessidade como nós.
 
O que nos resta fazer?
O único recurso é nos elevarmos acima de nós mesmos e pedir a Deus o que precisamos.
 
4. A oração
 
Como se chama o fato de uma alma se voltar assim para Deus?
Chama-se: oração; quer dizer uma elevação da alma indigente para a fonte inesgotável de todos os bens.
 
A oração é natural no homem?
Sim, como é natural à criança pedir a seu pai o que precisa.
 
E porque então a oração é tão rara?
Devido à ignorância, fruto do pecado original, não sabemos mais pedir, nem o que é preciso pedir, nem a quem pedir.
 
O que se conclui?
Que a graça de Deus nos é necessária para rezar, quer dizer, para elevarmos nossas almas a Deus.
 
E a oração é um dom de Deus?
É o que nos ensina são Paulo quando diz: “O Espírito Santo ajuda a nossa fraqueza. Pois não sabemos o que pedir nem como convém. Mas o próprio Espírito pede por nós com gemidos inefáveis (Rm 8,26).”
 
5. Motivos para rezar
 
Qual o nosso principal motivo para rezar?
É a necessidade que temos de Deus para alcançarmos a felicidade que almejamos.
 
Temos outros motivos para rezar?
Devemos rezar também para adorarmos a Deus e reconhecermos seu soberano domínio sobre nós e sobre todas as criaturas; para agradecermos os benefícios e pedirmos perdão por nossos pecados.
 
Os motivos para rezar sendo tais, parece que os  homens deviam rezar sem cessar?
Eles precisam rezar sem cessar, e devem isso a Deus, mas seu mal é tão grande que se parecem a doentes que, acostumando-se à sua doença não pensam mais em se curar.
 
Mas nós católicos, não somos como eles nisso?
Não, ao contrário, devemos compreender, meditar e por em prática a palavra de nosso divino Mestre que nos diz: “É preciso rezar sempre, sem nunca descansar (Lc 18, 1).”
 
Se não somos como eles, o que devemos fazer?
Pedir humilde e instantemente a graça de rezar e para esse fim repetirmos a palavra dos Apóstolos a Nosso Senhor: “Senhor, ensinai-nos a rezar (Lc 11,1)”
 
6. O que é a oração
 
Como definimos a oração?
A oração é uma elevação da alma para cumprirmos nosso dever para com Deus e lhe pedirmos suas graças.
 
Que deveres cumprimos para com Deus na oração?
Devemos adorá-lo como nosso Mestre soberano, e agradecer nossa criação e todos os inúmeros benefícios que recebemos.
 
E que devemos pedir a Deus?
A cura de nossos males e a participação em seus bens.
 
E de onde vem a oração?
De Deus pela graça e de nós pela boa vontade que ele nos inspira.
 
Qual é o centro nervoso da oração?
É o desejo. Santo Agostinho também define a oração: “Um desejo e um gemido do coração se dirigindo a Deus: Cordis desiderium et gemitus ad Deum directus.”
 
7. Oração mental e vocal
 
Como se chama a oração quando ela é apenas um desejo do coração?
Chama-se oração mental, porque então é só a alma (mens mentis, mentalis) que a produz, sem que apareça nada exteriormente.
 
A oração pode então não ser somente mental?
Sim, sem dúvida, pois podemos exprimir por palavras o desejo interior da alma, e essas palavras fazem que a oração se chame vocal (vox vocis, vocalis).
 
O que se nota nisso?
Que se pode rezar sem as palavras da oração e também dizer as palavras da oração sem rezar.
 
E porque isso?
Porque a oração consistindo essencialmente em um desejo do coração, se a alma se eleva a Deus com esse desejo interior, ela reza. Se, ao contrário, ela pronuncia as palavras da oração sem que as anime o desejo interior, ela não reza, apenas fala.
 
8. Razões da oração vocal
 
Se a oração é apenas o desejo do coração, parece que basta que ela seja mental?
Se fossemos anjos seria assim; mas não somos anjos e as palavras nos são necessárias.
 
Por que?
Porque fixadas em nossa memória, ou ao menos presentes em nosso espírito, fazem-nos lembrar as coisas que temos para pedir a Deus, e nos excitam a lhe pedir.
 
Mas por que?
Porque o coração sente mais vivamente as coisas quando são, ao mesmo tempo, concebidas pelo espírito e exprimidas pela voz. As palavras nos ajudam a desejar mais e assim a rezar melhor.
 
É preciso, então dar muita importância à oração vocal?
Sem nenhuma dúvida, porque ela nos presta um grande socorro; é preciso nos aplicar em fazê-la bem, conformando nossos desejos às palavras que pronunciamos.
 
Há outras razões por que devemos estimar a oração vocal?
Temos três que são consideráveis: primeiramente Nosso Senhor nos ensinou o Pai Nosso que é a mais admirável das orações vocais; segundo, o Espírito Santo inspirou os Salmos que formam a oração da Igreja há três mil anos; terceiro, enfim, a Igreja compôs uma quantidade de orações que são de grande beleza e de um valor inestimável para nossas almas.
 
9. A oração pública e particular
 
A oração é um desejo do coração, no entanto há a oração de toda a Igreja?
A oração pode ser privada ou pública; privada, quando é feita só por uma alma; pública quando é feita em uma reunião de fiéis que se dirigem a Deus, todos juntos numa mesma oração.
 
O que há de comum na oração pública e na oração privada?
Uma e outra devem ter como ponto de partida um desejo do coração, sem o qual não haverá oração.
 
O que há de particular a cada uma dessas duas espécies de orações?
A oração privada pode ser, à vontade, mental ou vocal, enquanto que a oração pública é sempre uma oração vocal.
 
Podemos nos contentar só com a oração privada?
Se estivéssemos sozinhos na terra, estaríamos reduzidos à oração privada; mas vivemos em sociedade, e a sociedade deve, como o indivíduo, prestar seus deveres a Deus e lhe pedir suas graças.
 
Temos que estimar tanto a oração privada como a oração pública?
É preciso estimar a ambas, porque todas duas são necessárias, e uma auxilia a outra; mas apesar de iguais, a oração pública é mais valiosa aos olhos de Deus.
 
10. Razões da oração pública
 
Então temos grandes motivos para amarmos a oração pública?
Temos vários e poderosíssimos motivos.
 
Diga-nos quais são?
Nosso Senhor disse: “Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, estarei no meio deles (Mt 18,20).” E mais: “Se dois de vós na terra se unirem entre si, seja qual for a coisa que eles pedirem, meu Pai que está no céu, lhes dará (Mt 18,19).”
 
O que se nota nessas palavras de Nosso Senhor?
Nota-se que nosso divino Salvador, de alguma maneira está mais atento à oração coletiva do que a uma oração privada; e que concede mais facilmente ao pedido de muitos o que talvez não concedesse ao pedido de um só.
 
Haverá outras vantagens na oração pública?
Há, e muito grandes. Todos os fiéis se unindo na oração, animam-se, encorajam-se e se edificam uns aos outros; os fortes sustentam os fracos, os fracos se esforçam para seguir os fortes e a oração se torna mais poderosa diante de Deus. “Nós nos unimos na oração, diz Tertuliano, e fazemos a Deus uma violência que lhe é agradável. Haec vis Deo grata est.
 
11. Os graus da oração
 
O que se chama os graus da oração?
Chamamos assim os diferentes estados daqueles que rezam; pois essa diferença de estado produz orações mais ou menos perfeitas, daí os diversos graus de oração.
 
Quais são os diversos estados daqueles que rezam?
Como a oração consiste no desejo que o coração manifesta a Deus, compreende-se que o desejo sendo maior ou menor e a manifestação do desejo mais ou menos ardente deve haver inumeráveis graus de oração.
 
De onde vem a diversidade de desejo nas almas?
Do grau de conhecimento: pois ninguém deseja o que não conhece; mas quando o bem é conhecido, ele é tão mais desejado quanto mais é conhecido.
 
E de onde vem o maior ou menor ardor na manifestação do desejo?
No grau do amor: porque quanto mais se ama o bem,  mais somos atraídos por ele. Quem não ama, não deseja: porém quem ama muito deseja muito.
 
Como se chama o conhecimento que faz amar?
É a Fé.
 
E como se chama os desejos que nascem desse conhecimento?
São a Esperança e a Caridade, segundo essa bela palavra de Santo Agostinho: Fides credit, Spes et Caritas Orant - a Fé crê, a Esperança e a Caridade oram.
 
12. A oração dos pequeninos
 
Os pequeninos são capazes de rezar?
A rigor, é preciso dizer que não, porque não sabem; porém como dizia uma criança: Eu amo melhor, sim!
 
E por que?
Porque a criança, pronunciando as palavras da oração, exprime diante de Deus que sabe bem, o que lhe foi posto no coração pela graça de seu batismo.
 
Explique melhor?
A criança batizada, rica em inocência e graça santificante tem no coração a fé habitual, como também a esperança e a caridade, e quando ela diz a Deus: Meu Deus! Eu vos amo de todo coração! exprime - sem saber - uma linda verdade bem conhecida de Deus, e diante da qual ele não é insensível.
 
O que pensa concluir daí?
Que as orações desses anjos da terra é agradável a Deus, e que os pais e mães devem achar um verdadeiro encanto em fazer seus filhinhos rezarem, e animar seus próprios desejos de rezar.
 
É essa oração útil à própria criança?
Certamente, pois essa oração a forma na oração; essa oração faz a criança fazer atos que já saberá fazer quando, chegando a idade da razão, será obrigada a fazê-los.
 
13. A oração das crianças na idade da razão
 
O que acontece na alma da criança que reza quando já tem o uso da razão?
A criança começa a ficar atenta ao ato que faz, e desde então começa a rezar realmente.
 
Qual é o gênero de atenção da criança?
Basta para a criança que tenha o pensamento em Deus que a vê, que a escuta, e tenha o desejo de fazer alguma coisa que  seja agradável a Deus, assim, ela faz sua oração.
 
Por que diz que isso basta  para a criança?
Porque ela não é capaz de fazer mais, não tendo suficiente conhecimento para penetrar no sentido das palavras que pronuncia na oração.
 
Como a criança se elevará numa oração mais perfeita?
Adquirindo a inteligência dos mistérios do Símbolo dos Apóstolos, e os repassando em seu espírito dizendo o Credo; adquirindo o sentido dos pedidos do Pater (Pai Nosso), à medida que os dirige a Deus; e crescendo tanto em conhecimento quanto em desejo, crescerá na oração.
 
14. A oração dos verdadeiros fiéis
 
O que deve ser a oração dos verdadeiros fiéis?
Um exercício das três virtudes: a Fé, a Esperança e a Caridade.
 
Como essas virtudes formam nossa oração?
A fé nos esclarece sobre o passado, o presente e o futuro. A Fé nos ensina nossa criação, a queda original, a redenção por Nosso Senhor; nos mostra a vida eterna e o caminho que a ela conduz, nos mantêm na espera dos julgamentos de Deus. Quem não vê que todas essas grandes e divinas luzes nos dispõem de um modo feliz para rezar?
 
Como a Esperança e a Caridade formam a oração?
Fazendo nascer em nós os santos desejos do perdão dos pecados, da graça necessária para a observação dos mandamentos, de nossa felicidade eterna, de agradar a Deus, de amá-lo e de vê-lo eternamente.
 
Qual é o cristão que reza bem?
Aquele que tem sempre no coração o santo desejo e que o exprime muitas vezes para Deus.
 
Qual é o que reza muito bem?
Aquele que consegue obedecer à palavra de Nosso Senhor: É preciso rezar sempre (Lc 18,1).
 
15. A oração dos perfeitos
 
Quais são os perfeitos na Igreja?
Aqueles que tiveram a felicidade de vencer o pecado, que vivem numa fé luminosa, numa esperança inabalável, numa caridade ardente.
 
Qual é a oração desses perfeitos servidores de Deus?
Ela é o fruto de um conhecimento muito elevado, de um desejo fervoroso, e desde então ela se eleva a Deus como um perfume puríssimo, como um incenso de agradável odor.
 
O que pedem os perfeitos e suas orações?
Aqueles que rezam pedem a Deus que nos livre do mal e a possessão de seu bem; apenas eles pedem essas graças numa luz mais abundante, com uma humildade mais profunda, com desejos mais ardentes, e é isso que faz a perfeição da oração.
 
Os perfeitos têm ainda necessidade de palavras para  rezar?
Algumas vezes eles rezam sem palavras, algumas vezes com palavras; mas, mais são perfeitos, mais têm estima pelas orações da Igreja, sobretudo pelos Salmos, o Pai Nosso, etc.
 
Qual é então o segredo da perfeição de suas orações?
O segredo está em querer o bom Deus de todo seu coração e de toda sua alma.

 

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