Skip to content

Orações da manha das crianças

Setembro 19, 2010 escrito por drupal_migrador

As crianças têm uma capacidade muito particular de unir-se a Deus pela contemplação. Porém, é necessário ensinar-lhes a rotina de gastar algum tempo com Deus, caso contrário elas se deixarão levar pela falta de concentração e pela dissipação. Quantos pais deixam as crianças passarem várias horas diante de uma TV! Mas acham um exagero que a criança perca 15 minutos ao levantar e ao deitar para dedicar-se à sua salvação eterna. É preciso ensinar as crianças a rezar, começando por lhes dar o bom exemplo.
 
*
 
O sinal da Cruz é o sinal do cristão. Devemos fazê-lo com atenção e piedade:
 
+ Pelo Sinal da Santa Cruz
+ Livrai-nos Deus Nosso Senhor
+ De todos os nossos inimigos
 
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
 
Podemos começar rezando o Pai Nosso e 3 Ave-Marias. As crianças que souberem devem rezar o Angelus.
 
Pai nosso que estais no céu - Santificado seja o Vosso nome
Venha a nós o Vosso reino - Seja feita a Vossa vontade - Assim na terra como no céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje - Perdoai as nossas dívidas
Assim como nós perdoamos aos nossos devedores
E não nos deixeis cair em tentação - Mas livrai-nos do mal. Amém.
 
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.
 
Consagração à Nossa Senhora
 
Ó Senhora minha, ó minha Mãe, eu me ofereço todo a Vós, e em prova da minha devoção para convosco, Vos consagro neste dia os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e todo o meu ser. E porque assim sou Vosso, ó incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade Vossa. Amém.
 
Oferecimento do dia
 
Eu Vos adoro, meu Deus, e Vos amo de todo o coração. Dou-Vos graças por me terdes criado, feito cristão pelo santo Batismo e me conservado nesta noite. Ofereço-Vos as ações deste dia; fazei que sejam todas segundo a Vossa santa vontade, para maior glória Vossa. Preservai-me do pecado e de todo o mal. A Vossa graça esteja sempre comigo e com todos os que me são queridos. Amém.
 
Ao Anjo da Guarda
 
Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, guarde, governe e ilumine.
 
 
Quando a criança já souber, deve rezar todos os dias o Credo:
 
Creio em Deus Pai Todo Poderoso, Criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo um só seu Filho, Nosso Senhor: o qual foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu de Maria Virgem, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu aos infernos, ao terceiro dia ressurgiu dos mortos, subiu aos céus, está sentado à mão direita de Deus Pai Todo Poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e mortos; creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
 
Outras orações que podem ser rezadas pela manhã:
 
Lembrai-Vos (São Bernardo):
 
Lembrai-Vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm recorrido à Vossa proteção, implorado Vossa assistência e reclamado Vosso socorro, fosse por Vós desamparado. Animado, pois, de igual confiança, ó Virgem das virgens e minha Mãe, a Vós recorro, e gemendo sob o peso dos meus pecados me prostro a Vossos pés; não desprezeis, ó Mãe de Deus, a minha súplica mas ouvi-me e atendei-me favoravelmente. Amém.
 
Ato de Fé
 
Creio que há um só Deus em três Pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Creio em tudo o que nos ensina a Santa Igreja Católica.
 
Ato de Esperança
 
Senhor, eu espero, com o auxílio de Vossa graça, ser sempre bom e obediente, para merecer a felicidade eterna no céu.
 
Ato de Caridade
 
Meu Deus, eu Vos amo de todo o meu coração; e por Vosso amor, amo ao meu próximo como a mim mesmo.
 
Oração final
 
Dignai-Vos, Senhor Deus, Rei do céu e da terra, dirigir, santificar e governar, neste dia, os nossos corações e nossos corpos, nossos sentidos, palavras e obras, segundo a Vossa lei, a fim de que, aqui na terra e na eternidade, mereçamos, por Vosso auxílio, obter a salvação, ó Salvador do mundo, que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amém.
 
*
 
Durante o dia, devemos elevar nossas almas a Deus diversas vezes, principalmente rezando o Terço, pedindo ajuda divina em todas as ocasiões: nas refeições, no estudo, nos perigos, etc. Não devemos esquecer que Ele está em toda parte e governa nossas vidas.

AdaptiveThemes