Skip to content

Missa do décimo nono domingo depois de Pentecostes

Intróito. Eu sou a salvação do povo, diz o Senhor, e ouvi-lo-ei, sempre que na tribulação chamar por Mim; serei o Senhor dele para sempre. Sl. (77, 1) Guarda, povo Meu, a Minha lei e inclina o ouvido às palavras que saem da  Minha boca. V. Glória ao Pai.

 

Coleta – Ó Deus onipotente e misericordioso, dignai-Vos afastar para longe tudo o que se opõe à nossa salvação, para que, desembaraçados de corpo e alma, Vos possamos servir livremente. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
 
Epístola de S. Paulo Apóstolo aos Hebreus 4, 23 – 28 . Irmãos: Renovai-vos, pois, no espírito do vosso entendimento, e revesti-vos do homem novo, criado segundo Deus, na justiça e na santidade verdadeira. Pelo que, renunciando à mentira, fale cada um a seu próximo a verdade, pois somos membros uns dos outros. Se vos irardes, não pequeis; não se ponha o Sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao demônio; aquele que furtava não furte mais, mas antes se ocupe, trabalhando com suas mãos em qualquer coisa honesta, a fim de ter que dar ao que está em necessidade.
 
Gradual. - Sl. 140, 2.  Que a minha oração se eleve à Vossa presença como o incenso, e que as minhas mãos se ergam como um sacrifício da tarde.
 
Aleluia, aleluia. v. Sl. 104, 1. V. Glorificai o Senhor e invocai o Seu nome; proclamai entre as nações as Suas obras. Aleluia.
 
Evangelho segundo S. Mateus 22, 1 - 14. Naquele tempo: Falava Jesus aos príncipes dos sacerdotes e aos fariseus em parábolas, dizendo: O reino dos Céus é semelhante a um rei, que fez as núpcias de seu filho. E mandou os seus servos chamar os convidados para as núpcias, mas eles não quiseram ir. Enviou de novo outros servos, dizendo: Dizei aos convidados: Eis que preparei o meu banquete, os meus touros e os animais cevados já estão mortos, e tudo pronto; vinde às núpcias. Mas eles desprezaram, e foram-se, um para o campo, outro para o seu negócio.  Outros lançaram mão dos servos que ele enviara, e, depois de os terem ultrajado, mataram-nos. O rei, tendo ouvido isto, irou-se, e, mandando os seus exércitos, exterminou aqueles homicidas, e pôs fogo à sua cidade. Então disse aos seus servos: As núpcias com efeito estão preparadas, mas os que tinham sido convidados não foram dignos. Ide pois às encruzilhadas das ruas, e a quantos encontrardes convidai-os para as núpcias. E, tendo saído os seus servos pelas ruas, reuniram todos os que encontraram, maus e bons; e ficou cheia de convidados a sala do banquete das núpcias. Entrou depois o rei para ver os que estavam à mesa, e viu lá um homem que não estava vestido com veste nupcial. E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo a veste nupcial? Ele, porém, emudeceu. Então disse o rei aos seus ministros: Atai-o de pés e mãos, e, lançai-o nas trevas exteriores; aí haverá pranto e ranger de dentes. Porque são muitos os chamados, e poucos os escolhidos.
 
Ofertório. Sl. 137, 7. Quando a tribulação me cercar, dar-me-eis coragem, Senhor, e, estendendo contra o ódio dos meus inimigos a Vossa mão, salvar-me-eis com a Vossa dextra.
 
Secreta – Fazei, Senhor, que estes dons que apresentamos diante da Vossa Majestade sejam úteis à nossa salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
 
Prefácio da Santíssima Trindade
 
Comunhão.  Sl. 118,4 - 5. – Tu mandaste guardar os Teus mandamentos com rigor. Oh! Oxalá que os meus passos me conduzam na guarda da Tua lei.
 
Depois da comunhão. –  Que o remédio, Senhor, da Vossa graça nos livre das nossas culpas e nos infunda a perseverança no amor da Vossa lei. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

 

AdaptiveThemes