Skip to content

N. Sra Aparecida - 12 de out.

 

Festa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida
 
12 de outubro 
 
MISSA
 
Intróito. (Is. 61, 10 - Sl. 20, 2)  Eu me regozijarei no Senhor, com efusão, e minha alma exultará no meu Deus; porque, Ele me revestiu com a vestimenta da salvação, e me cobriu com o manto da justiça, como esposa adornada com as suas jóias. Sl. Exaltar-Vos-ei, Senhor, porque me recebestes e não deixastes que os meus inimigos zombassem de mim. V. Glória ao Pai.
 
Coleta. – Ó Deus, que por intercessão da Imaculada Mãe de vosso Unigênito, dispensais generosamente a vossos servos os Dons de vossa graça, concedei propício aos que celebramos na terra os louvores desta mesma Virgem, mereçamos alcançar, graças às suas preces maternais, a recompensa eterna no céu. Pelo mesmo J. C.
 
Lectio: Livro do Apocalipse de S. João Apóstolo 12, 1, 5, 14 e 15 - 16.  Apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo de seus pés, e em sua cabeça uma coroa de 12 estrelas. E deu à luz um filho varão que havia de reger todas as nações com cetro de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e pra o trono d’Ele. Foram, porém, dadas às mulher duas asas de uma grande águia, a fim de voar para o deserto, ao lugar de seu retiro. E a serpente lançou de sua boca, atrás da mulher, água como um rio, para fazer com que ela fosse arrebatada pela corrente. A terra, porém, veio em auxílio da mulher e a terra abriu sua boca e engoliu o rio que o dragão tinha vomitado.
 
Gradual. – Jud. 13, 23 – Vós fostes abençoada pelo Senhor, Deus Altíssimo, ó Virgem Maria, superior a todas as mulheres da terra. V. Sois a glória de Jerusalém, a alegria de Israel e a honra de nosso povo.
 
Aleluia, aleluia. v. Cant. 4, 7. – Toda sois formosa, ó Maria, e a mancha original não existe em vós. Aleluia.
 
Evangelho segundo S. Lucas 1,26 - 28. Naquele tempo, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma Virgem desposada com um varão que se chamava José, da casa de Davi. E o nome da Virgem era Maria. Entrando o Anjo onde ela estava, disse: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo: bendita és tu entre as mulheres.
Ofertório. Luc.1, 28. – Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres. Aleluia.
Secreta – Aceitai, Senhor, a Hóstia de salvação que Vos oferecemos na solenidade da Imaculada Conceição da Bem-aventurada Virgem Maria; e assim como acreditamos que ela, preservada por vossa graça, foi isenta de toda mácula, assim também por sua intercessão concedei sejamos livres de toda culpa. Por N. S.
Prefácio da Santíssima Virgem
Comunhão.  Coisas gloriosas se tem dito de vós, ó Maria. Porque, grandes coisas vos fez o Todo-poderoso.
Depois da comunhão. – Senhor, nosso Deus, fazei que os Sacramentos que recebemos nos curem as feridas daquele pecado, de que, por um privilégio especial, preservastes a Bem-aventurada Virgem Maria em sua Conceição Imaculada. Por N. S.
AdaptiveThemes