Skip to content

6ª Comissão

6ª Comissão - A História do Concílio

- Os iluministas alemães dos séc. XVII e XVIII já pregavam uma religião como a nova religião de Vaticano II - questões como o padre virado versus populum, ou seja, com o altar para o povo - a língua vernácula - a supressão do ofertório -

- As idéias básicas do Sillon, condenadas por S. Pio X, presentes em Vaticano II - pragmatismo, religião do social, centralizada no homem.

- As cartas do Cardeal Schuster, abade beneditino de S. Paulo fora dos muros (Roma), datando de 1942-1945, denunciavam um catolicismo superficial, apegado ao fausto externo, sem vida interior e de oração verdadeira. O cardeal profetizava, ainda sob o pontificado de Pio XII, que iríamos nos arrepender e teríamos de "catar os pedaços" da igreja num futuro próximo.

- João XXIII, sua personalidade liberal que orientou o concílio

- Pe. Iscara - Superior do México - A influência dos bispos americanos na questão da Liberdade Religiosa - eles passaram a tese do jesuíta Murray - pragmatismo americano, liberdades para tudo etc.

- Dom Lourenço Fleichman - A reação de Dom Antônio de Castro Mayer à Constituição sobre a Santa Liturgia - Dom Antônio escreve uma carta pastoral, de Roma, 4 dias após a promulgação deste primeiro texto do Concílio. Ele chama a atenção sobre pontos perigosos e depois deixa de lado o texto para fazer uma longa análise do que é a Liturgia católica, baseando-se na Encíclica Mediator Dei, de Pio XII.

- Como o Concílio forçou vários países, como a Espanha, a Argentina, a Colômbia, a mudar a constituição nacional para adaptá-la à Liberdade Religiosa - o fim dos Estados católicos realizado pelo próprio Vaticano

- Como o Concílio conseguiu destruir as vocações dos Servos de Maria Imaculada, no Quebec, Canadá.

- A história da resistência ao comunismo e o concílio.

AdaptiveThemes