Skip to content

Domingo de Páscoa

Intróito. Sl. 138, 18 e 5 – 6. Ressurgi e ainda estou convosco, aleluia: colocastes sobre mim a vossa mão, aleluia; admirável se manifestou a vossa ciência, aleluia, aleluia. Sl. Vós, Senhor, me provastes e conhecestes. Vós conheceis o dia da minha morte e da minha ressurreição. V. Glória ao Pai.

Coleta – Ó Deus, que pelo triunfo do vosso Filho Unigênito sobre a morte, nos abristes hoje de novo o caminho da eternidade, fazei que realizemos com a vossa ajuda os desejos que a vossa graça nos inspira. Pelo mesmo Nosso Senhor Jesus Cristo.
 
Leitura da Epístola de S. Paulo Apóstolo aos Coríntios (1, 5, 7 - 8). Meus irmãos: Purificai-vos do velho fermento, para que sejais uma nova massa, assim como sois ázimos. Porquanto Cristo, nosso cordeiro pascal, foi imolado. Celebremos, pois, a festa, não com fermento velho, nem com fermento da malícia e da corrupção, mas com os ázimos da pureza e da verdade.
 
Gradual. - Sl. 117, 24 et I. Este é o dia que o Senhor fez. Exultemos e rejubilemos nele. V. Glorificai o Senhor, porque Ele é bom e é eterna a sua misericórdia.
 
Aleluia, aleluia. (I Cor., 5, 7) V. Cristo foi imolado como nossa Páscoa.
 
Seqüência
 
À Vítima Pascal vinde, cristãos, imolar louvores.
O Cordeiro resgatou as ovelhas. Cristo inocente
reconciliou com o Pai os pecadores.
A morte e a vida travaram entre si singular combate;
e o Autor da vida, havendo morrido,
reina agora vivo.
 
Diz-nos, ó Maria, o que viste no caminho?
Vi o túmulo de Cristo que está vivo
e a sua glória de ressuscitado;
        
Vi as testemunhas angélicas, o sudário e a mortalha:
Cristo, a minha esperança, ressuscitou
e preceder-vo-á na Galiléia.
        
Sabemos, sim, que o Senhor ressuscitou
dos mortos. Vós, ó Rei vitorioso,
tende misericórdia de nós.
Amém. Aleluia.
 
Evangelho segundo S. Marcos (16, 1 – 7). Naquele tempo: tendo passado o dia de sábado, Maria Madalena e Maria mãe de Tiago, e Salomé compraram aromas para ir embalsamar Jesus. E (partindo) no primeiro dia da semana, de manhã cedo, chegaram ao sepulcro quando o sol já era nascido. E diziam entre si: Quem nos há de remover a pedra da boca do sepulcro? Mas, olhando, viram removida a pedra, a qual era muito grande. E, entrando no sepulcro, viram um jovem sentado do lado direito, coberto com um vestido branco, e ficaram assustadas. E ele disse-lhes: Não temais: buscais a Jesus Nazareno (que foi) crucificado? Ressuscitou, não está aqui; eis o lugar onde o depositaram. Mas ide, dizei a seus discípulos e a Pedro que ele vai adiante de vós para a Galiléia; lá o vereis, como Ele vos disse.
 
Ofertório. Sl. 75, 9 - 10. – A terra estremeceu e ficou em paz, quando Cristo por sua virtude ressuscitou, aleluia.
 
Secreta – Dignai-Vos receber, Senhor, as preces do vosso povo e juntamente a oblação deste sacrifício, para que santificados com estes mistérios pascais nos conciliem, por vossa graça, remédios de vida eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
 
Prefácio Pascal -  É verdadeiro digno e justo, necessário e salutar que Vos louvemos, Senhor, em todo o tempo, mas de modo particular neste dia, em que foi imolado Jesus Cristo, nossa Páscoa. É Ele, com efeito, o verdadeiro Cordeiro, que tirou os pecados do mundo, que morrendo destruiu a nossa morte e com sua ressurreição nos restituiu a vida. Por isso, em união com os Anjos e Arcanjos, com os Tronos e Dominações, com toda a milícia do exército celeste, cantamos um hino à vossa glória, repetindo sem fim: Santo, etc.
 
Comunhão. I Cor. 5, 7 – 8. Cristo, nossa Páscoa, foi imolado, aleluia. Por isso celebremo-la com ázimos de pureza e de verdade, aleluia, aleluia, aleluia.
 
Depois da comunhão. – Derramai sobre nós, Senhor, o espírito da vossa caridade e fazei, por vossa misericórdia, que vivam concordes aqueles que saciastes com estes mistérios pascais. Por Nosso Senhor... em unidade do mesmo Espírito Santo

AdaptiveThemes