Skip to content

4º Domingo Depois da Epifania

 4 o Domingo Depois da  Epifania

 MISSA.
 
Intróito. Sl. 96, 7-8.  Anjos de Deus, adorai todos o Senhor; Sião ouviu isto e alegrou-se, e as filhas de Judá estremeceram de alegria. Sl.( Ibid,l) O Senhor é o rei. Que a terra rejubile e todas as ilhas do mar se alegrem. V. Glória ao Pai.
 
Coleta – Ó Deus que sabeis que não podemos resistir por nossa fraqueza a tamanhos perigos que nos rodeiam, dai à nossa alma e ao nosso corpo o vigor necessário para vencermos, com o vosso auxílio, o que temos de sofrer pelos nossos pecados. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
 
Leitura da Epístola de S. Paulo Apóstolo aos Romanos (13, 8-10). Irmãos: A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor mútuo; porque aquele que ama o próximo cumpriu a lei. Porque estes mandamentos: não cometerás adultério, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, não cobiçarás, e se há algum outro mandamento, todos se resumem nesta palavra: amarás o teu próximo como a ti mesmo. O amor do próximo não faz o mal. Logo o amor é o complemento da lei.
 
Gradual. - Sl. 101, 16 - 17. Os povos, Senhor, temerão o vosso nome e os reis da terra a vossa glória. V. Porque o Senhor mandou edificar Sião para nela se revelar com toda a majestade do seu poder.
 
Aleluia, aleluia. V. (Sl. 96, l).O Senhor é rei; exulta, pois, ó terra e vós, ilhas todas do mar, rejubilai. Aleluia.
Seqüência do S. Evangelho segundo S. Mateus 8, 23 - 27. Naquele tempo: Subindo Jesus para uma barca, seguiram-no os seus discípulos. E eis que se levantou no mar uma grande agitação, de modo que as ondas alagavam a arca; ele, porém, dormia. Aproximaram-se dele os seus discípulos, e acordaram-no, dizendo: Senhor, salvai-nos, que perecemos! E Jesus disse-lhes: Porque temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, imperou aos ventos e ao mar, e seguiu-se uma grande bonança. E os homens se admiraram, dizendo: Quem é este a quem obedecem os ventos e o mar?
Ofertório. Sl. 117, 16 e 17. – A direita do Senhor fez brilhar o seu poder. A direita do Senhor elevou-me. Não morrerei, mas já agora hei de viver para contar as maravilhas do Senhor.
Secreta – Concedei, Senhor onipotente, nós Vo-lo pedimos, que este sacrifício purifique e defenda sempre de todo o mal a nossa fraqueza. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Prefácio da Santíssima Trindade
Comunhão.Luc.4,22. – E admiravam-se todos das palavras que saiam da boca de Deus.
Depois da comunhão. – Que os seus dons, Senhor, nos livrem da teia dos prazeres do mundo e nos reanimem sem cessar com o pão divino. Por Nosso Senhor.
AdaptiveThemes