Skip to content

12. As Sagradas Chagas e as almas do Purgatório

As Sagradas Chagas e as almas do Purgatório

 

O benefício das Sagradas Chagas faz descer as graças do Céu e subir ao Céu as almas do Purgatório:

“Cada vez que olhardes para o Divino Crucificado, com um coração puro, obtereis o livramento de cinco almas do Purgatório: uma por cada Chaga.”

“Obtereis também, fazendo a Via-Sacra, se o vosso coração estiver bem puro e desprendido, o mesmo favor por cada estação, pelo mérito das minhas Chagas.”

“Quando ofereceis as minhas Santas Chagas pelos pecadores, não deveis esquecer as almas do Purgatório, porque há poucas pessoas que pensam no seu alívio.”

“As Sagradas Chagas são o tesouro dos tesouros para as almas do Purgatório.”

Foi o que o Bom Mestre quis mostrar à Irmã Maria Marta. Em certo domingo da Quaresma, em que o seu estado de sofrimento não lhe permitia assistir à instrução, o Bem-Amado apareceu-lhe e disse:

“Vou dar-te uma ocupação: oferecerás os teus sofrimentos em união com os meus sofrimentos divinos, pelas almas do Purgatório.”

A Irmã começou a fazer este oferecimento e, cada vez que o renovava, via subir uma alma para o Céu. Tinha chegado à vigésima, quando o Pai Eterno apareceu:

“Dou-te o mesmo poder que ao meu Filho, contanto que me ofereças o teu coração unido ao seu.”

Ela esforçou-se por assim fazer e, a cada ato de oferecimento e de união, ia para o Céu - segundo a sua expressão - um bando de almas, “como um bando de aves”. As almas libertadas por ela vinham às vezes agradecer-lhe e diziam: “Que a festa que as tinha salvo, a festa das Sagradas Chagas, não acaba... Nós não conhecemos o valor desta devoção senão no momento em que gozamos de Deus! Oferecendo as Santas Chagas de Nosso Senhor a seu Pai, operais como que uma segunda Redenção.”

Entre estas almas, há algumas que mais prendem o coração duma religiosa: as almas das suas Irmãs.

A Irmã Maria Marta orava e sofria por elas mais particularmente, e a SS.ma Virgem manifestava-lhe por isso satisfação:

“As almas das vossas Irmãs do Purgatório são minhas filhas. Sinto grande prazer em vos ouvir orar pelo livramento delas... sofro tanto por as ver naquele fogo... e vão lá quase todas!... Eu sou rainha e quero que essas almas reinem comigo! Apesar de todo o nosso poder, meu Filho e Eu, não podemos livrá-las; elas devem expiar. - Vós podeis tão facilmente aliviá-las e abrir-lhes o Céu, oferecendo as Sagradas Chagas, por elas, a Deus Pai.”

“Oferece-as por todas as suas faltas à regra”, ajuntou, um dia, Nosso Senhor.

Aparecendo-lhe uma das suas Irmãs defuntas, pouco depois da sua morte, disse-lhe:

“Eu julgava que fazia todas as minhas ações puramente por Deus, e quando me foram mostradas vi-as cheias de movimentos naturais. Foi a confiança que tive nas Santas Chagas que me salvou. Ah! como é bom morrer passando pelas Chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo!...”

AdaptiveThemes